Construir o saber a partir do desenvolvimento da autonomia e alinhar o gerenciamento do currículo escolar à Base Nacional Comum Curricular. Esses estão entre os principais objetivos do Weleto - We Learn Together , plataforma construída a partir de um sólido arcabouço pedagógico e organizacional idealizada pela educadora Lilian Neves e pela Caiena – Tecnologia e Design.
Consultora em Gestão, Educação e Tecnologia, Lilian é palestrante em eventos nacionais e internacionais e docente no Ensino Superior. Bacharel e Mestre em Administração Estratégica, é mãe de 4 filhos e acredita na educação participativa como potencial transformador da sociedade. O Weleto foi idealizado pela Lilian em parceria com a Caiena, que é uma empresa brasileira de tecnologia e design especializada no desenvolvimento de soluções para desafios complexos em negócios e políticas públicas. A Caiena atua como consultoria de tecnologia e design desde 2003 e já desenvolveu projetos e pesquisas em diversos segmentos da economia, com impactos dentro e fora do país.
A educação sempre esteve presente em diversos projetos da Caiena, Devolutivas Pedagógicas, desenvolvido para o INEP, o Conviva Educação, presente em mais de 5 mil municípios brasileiros e a Plataforma ncora, desenvolvida para o Projeto ncora em Cotia - e essa foi uma das razões pelas quais a parceria com a Lilian, que possui uma sólida bagagem no ambiente educacional, aconteceu de maneira bastante natural, fomentando uma série de estudos e planejamentos que fizeram nascer o Weleto.
A função do Weleto é apoiar escolas e educandos durante o processo de aprendizado promovendo a autonomia, a transparência e a agilidade por meio da tecnologia. Na prática: o Weleto consegue reconhecer, distribuir e gerenciar o currículo das escolas, permitindo que educadores e os próprios alunos estabeleçam objetivos específicos - tudo isso de maneira relacionada à Base Nacional Comum Curricular. É possível inserir vídeos, links e atividades e vincular tudo isso às habilidades que cada pessoa está estudando, contribuindo assim para descentralizar o aprendizado e estimular uma autogestão.